top of page
Buscar
  • Foto do escritorPranava

Yoga para ansiedade.



Um dos males mais comuns da atualidade é a ansiedade. A ansiedade nasce da antecipação mental de possíveis situações. Tanto a ansiedade quanto a depressão, desorganizam funções físicas e psicológicas.

Ansiedade gera tensão, irritabilidade, dor de cabeça, falta de sono e até problemas respiratórios.

A respiração dos ansiosos é curta e isso causa aceleração nos batimentos cardíacos.

Um dos antídotos do Yoga para ansiedade é nos ensinar a respirar mais lentamente. A respiração lenta e profunda acalma os pensamentos e elimina estados de ansiedade.

Deixo aqui para você, uma prática simples para eliminar ansiedade:


Prepare o seu ambiente de prática com carinho: acenda um incenso, coloque algum óleo essencial ou flores, para perfumar o ambiente. Escolha uma música tranquila e que te cause bem estar. E boa prática!


Sente-se confortavelmente no chão ou em uma cadeira, sem apoiar no encosto. Feche os olhos e observe seu corpo todo, desde os dedos dos pés até o topo da cabeça. Observe se existe alguma tensão no seu corpo e, se encontrar, dê o comando mental para que ele relaxe.

Inicie uma inspiração lenta e profunda, sentindo que você absorve o prana, a energia vital. Quando os pulmões estiverem cheios, faça uma retenção curta e confortável por alguns instantes.

Exale lentamente pela boca, sentindo que você elimina tensões físicas e mentais, desconfortos, e ansiedades. Continue respirando profundamente e a cada expiração, sinta que você elimina tudo o que você não deseja mais 'carregar' na sua vida: suas mágoas, seus medos, suas tristezas, suas preocupações, ansiedades e estresse.

Repita algumas vezes, colocando muita atenção na respiração.


Agora deite-se em shavasana (como mostra a figura acima).

Relaxe e solte totalmente seu corpo. Sinta-se largado e relaxado. Observe-se novamente, desde as solas dos pés até o topo da cabeça. Se encontrar alguma tensão, relaxe. Deixe a respiração fluir. Dê uma atenção mais especial à testa e à parte interna da boca. Relaxe os maxilares e a garganta.

E mantenha nesta posição por alguns instantes. Deixe a música envolver e relaxar seu corpo e neste momento, pense somente em você mesmo, observando as todas as sensações.


Retorne lentamente.

Sinta-se feliz por ter reservado um tempo do seu dia para cuidar do seu corpo, da sua mente e da sua alma!


Cuidado! Ansiedade caminha junto com a depressão: então se você está com problemas no sono, na concentração e para tomar decisões, talvez esteja sofrendo de distimia, depressão crônica e leve. Em vez de remédios, tente o Yoga para renovar suas perspectivas.



Qualquer dúvida, estou por aqui!

Namaste.

Ju Matos

Centro de Estudos de Yoga Pranava

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page