top of page
Buscar
  • Foto do escritorPranava

Os três passos do estudo de Vedānta



Ao estudarmos um texto de Vedānta, é importante adotarmos um processo de três passos:


1º - ouvir o significado do texto.

Neste estágio, devemos nos questionar: 'sou capaz de repetir o que está no texto?' Não precisamos repetir em sânscrito, apesar que isto é pedido por gurus tradicionais na Índia. Muitos acaryas indianos pedem para seus alunos decorarem os textos antes de aprenderem o signficado. Mas, muitas aulas não possuem mais este formato.

A nova forma de ensino foi criada por alguns swamis que precisaram ensinar para pessoas que não tinham conhecimento do sânscrito. Dentre eles, Swami Cinmayananda, Swami Sivananda, Guru Yogananda, que passaram a ensinar Vedānta traduzindo o texto do sânscrito para o inglês.


Mas, voltando a este primeiro estágio, o que devemos cobrar de nós mesmos é: uma vez que ouvi a explicação, será que sou capaz de repetir o que o professor ensinou? Não é necessário entender o texto neste primeiro estágio, somente repetir.

Talvez você não entenda o texto, talvez não acredite no texto, mas você deve conseguir repeti-lo. Esta é a base, sem isso o aluno fica perdido.


2º- 'Será que entendo o texto intelectualmente?'

Devo ser capaz de refletir, questionar mentalmente. Se eu encontro alguma dúvida, posso perguntar ao meu professor. Uma dúvida é um obstáculo ao conhecimento. Devemos remover todos os obstáculos para que possamos ter espaço para o entendimento.


3º - Este passo é o mais importante: isso é real pra mim?

Eu posso reconhecer o que o texto diz como sendo um fato? Quando reconheço como fato, o conhecimento passa de somente intelectual para um conhecimento real. Este conheciento real é o que de fato faz a diferença na vida da pessoa.


Então responda a você mesmo:

  1. o que o texto diz pra mim?

  2. será que entendo o que ele quer dizer?

  3. eu posso reconhecer o que ele diz como sendo um fato?

Tendo isto em mente, encontrando um professor capacitado, você pode iniciar seu estudo de Vedānta. Este caminho de três partes é fundamental para a assimilação do conhecimento. Hari Om

Juiana Matos





81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page