top of page
Buscar
  • Foto do escritorPranava

O que é makara-sankrānti?



O festival makara-sankrānti é dedicado ao Senhor Sūrya (Deus Sol). Sankranti aqui significa 'transferência', este dia é considerado o dia de transição do Sol para o Capricórnio. Refere-se a um determinado dia solar no calendário hindu. Neste dia, o Sol entra no signo do zodíaco de Makara ou Capricórnio, que denota o final do mês de inverno e o início dos dias mais longos. Este é o início do período chamado Magha. Este ano acontece no dia 14 de janeiro de 2022 e sempre acontece no dia 14 ou 15 de janeiro. Este festival é considerado muito auspicioso e é um dos poucos festivais hindus alinhados com o ciclo solar. Marca o início da época da colheita, quando as pessoas adoram novas colheitas e as compartilham com prazer. É considerado um dia de felicidade e prosperidade onde se faz homenagem ao Deus Sol expressando gratidão a ele por nos abençoar com seus raios quentes e brilhantes.


História makara-sankrānti

A história do makara-sankrānti é ampla e há muitas versões. Sankranti é considerado uma divindade. De acordo com a lenda, Sankranti matou um asura chamado Sankarasur. O dia seguinte ao makara-sankrānti é chamado Kinkrant. Neste dia, a devi matou o asura Kinkarasur.

A vitória de batalhas entre devas e asuras representa simbolicamente a vitória do dharma sobre o adharma, tanto no mundo quando na nossa própria mente.

A história de makara-sankrānti está disponível em Panchāngam. Um panchāngam é um calendário e almanaque hindu , que segue unidades tradicionais de cronometragem hindu e apresenta datas importantes e seus cálculos. Panchāngam são usados ​​em Jyotiṣa, a astrologia védica.

Outra história é que Capricórnio é o signo de Saturno (Shani); o Sol neste dia entra na visão de Saturno. O Sol é o pai de Saturno e, segundo a cultura hindu, eles não se dão bem. Então, neste dia, o Sol vai ao encontro de seu filho Saturno. Tanto o Sol quanto Saturno são planetas fortes cujas bênçãos podem fazer as pessoas alcançarem sucesso em várias áreas da vida. Assim, em makara-sankrānti, as pessoas adoram tanto o Sol quanto Saturno.


Este também é o momento em que o sol começa a se mover para o norte. Antes de makara-sankrānti, o sol brilha no hemisfério sul. Os hindus acreditam que este período é auspicioso, e é conhecido como Uttarayana ou Solstício de Inverno. De acordo com o Mahābhārata, Bhīṣma esperou que o sol estivesse em Uttarayana para abraçar a morte.


Importância espiritual de makara-sankrānti


Em makara-sankrānti, do amanhecer ao anoitecer, uma energia abençoada flui no nosso planeta. Neste momento, um devoto fazendo sādhana pode obter mais bençãos.


Feliz makara-sankrānti!

Om Tat Sat.

Por Juliana Matos






64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page