top of page
Buscar
  • Foto do escritorPranava

Navarātri - as nove noites da mãe divina - comemoração no sul da Índia



Em minha última viagem para a Índia, passei a maior parte do tempo nos ashrams do mestre Yogananda e de Swami Dayananda no sul, norte e centro da Índia. Participei de Vedanta camps e outros retiros, e pude mergulhar na rotina desses ashrams tradicionais, entrando em contato com jivanmuktas, que me abençoaram muito.


Ficar nos ashrams nos permite conhecer não só a sua rotina, mas também a cultura da Índia, pois nos diversos festivais religiosos anuais, temos a oportunidade de aprender e comemorar junto com os indianos.


Em outubro, se comemora o Navaratri - as nove noites dedicadas à mãe divina. E as comemorações e rituais na Índia terão início neste dia 15 de outubro de 2023. Neste dia acontecerá um eclipse solar, muito intenso e as recomendações é que possamos ficar mais recolhidos durante a tarde deste dia, para aproveitarmos as energias espirituais do evento astrológico. Meditação e mantras são muito recomendados. Os mestres dizem que um mantra cantado no momento do eclipse equivale a mil mantras!

Na noite do dia 15, começam as comemorações do navaratri. Elas possuem a duração de 9 noites. No décimo dia, chamado vijaya dashami, comemora-se o dia da vitória da deusa Durga sobre um poderoso asura. Para conhecer esta história, deixei o link no final deste texto com um texto escrito por mim.

Este que é o décimo dia do navaratri, é muito auspicioso para novos projetos. Neste dia, eu sempre inicio um sadhana e compartilho com meus alunos há três anos. Se você deseja participar do canto de mantras deste ano, acompanhe nossas redes sociais para receber as instruções. No final deste texto, deixo o link com algumas instruções iniciais.


Se você deseja saber como aproveitar mais estas nove noites, deixei um link no final deste texto, para que você possa ler meu texto explicativo.


Compartilho aqui, uma linda mensagem de Swami Dayananda, que traduzi do seu livro "Prayer Guide". Suas palavras ilustram as comemorações que acontecem no sul da Índia:


"No sul, muitas casas organizam um golu durante o festival navarātri. Golu é uma exibição festiva de bonecos e estatuetas no sul da Índia.

Eles montam nove degraus e nesses degraus exibem diversas formas feitas de barro, madeira, etc.

Você encontrará o mundo inteiro lá. Você vai encontrar até um boneco inglês naquelas escadas.

O degrau mais alto é para devatās como Brahmā, Viṣṇu e Shiva. Na próxima etapa você verá Gaṇesha e assim por diante

Então você encontrará todos os tipos de seres humanos; pessoas de diferentes países e culturas, vestindo diferentes tipos de trajes.

Você encontrará então diferentes tipos de animais, árvores e frutas.

Todo o jagat está lá. É o jagad-rūpiṇī-shakti. Em algumas casas, eles trarão tecnologia moderna, como trilhos de trem, com trens circulando, fontes de água e assim por diante.

As mulheres ligam umas para as outras para visitar sua casa e dizem: “por favor, visite minha casa e torne-a sagrada”. As mulheres visitantes bem vestidas são convidadas a cantar neste altar de golu.

Cada música é, obviamente, um louvor ao Senhor.


Este é o festival popular de nove noites, navarātri.

Em cada cultura, existem alguns festivais com certas formas de expressão.

Se estas expressões e costumes forem removidos, a vida será robótica.Estas coisas demonstram e restabelecem certos valores e atitudes, enriquecendo a vida." (Swami Dayananda Sarasvati)


Vídeo explicativo sobre o Navaratri - https://youtu.be/gaK1MH6ER8k?si=2DBxK27cOf1k7Al8


Para entender mais sobre o navaratri e o papel de Durga no festival: https://www.yogapranava.com/post/saiba-como-devi-durga-salvou-os-devas-do-asura-mahis-a-sura


Podcast -ouça a história de Durga e o asura Mahishasura - https://open.spotify.com/episode/4hG4p6Zss1ic6LzKjkWuUf?si=2a5e99688689413d


Vrata que iniciaremos dia 24/10/2023 para Hanuman - https://www.yogapranava.com/vrata


Boas leituras e que você possa ser abençoada(o) com a energia deste lindo festival dedicado à mãe divina!


Om Shanti!

Juliana Matos



.

160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page