top of page
Buscar
  • Foto do escritorPranava

Como escolher um bom curso de Formação em Yoga?

Atualizado: 30 de jul. de 2022


Este texto tem por objetivo de dar um direcionamento aos alunos, diante de tantas opções de cursos de Formação que existem atualmente.


Como escolher um bom curso de Formação em Yoga? O que devo obervar ao escolher um curso? Cito aqui alguns pontos importantes que podem te ajudar a escolher um curso de Yoga.


1. Conteúdo do curso.

Professora Ju no ashram do Mestre Yogananda na Índia


Um bom curso de Formação deve possuir alguns temas que são fundamentais à formação de um bom professor de Yoga, dentre eles, resumidamente:

  • estudo teórico e prático de todas as etapas de uma aula de Yoga. O aluno deve aprender a ministrar aulas completas de Yoga, aprendendo a fazer planos de aulas e a conduzir corretamente e de forma agradável;

  • o que fazer e o que não fazer em uma aula de Yoga;

  • anatomia do Yoga;

  • estudo das principais escrituras: Yoga Sutras de Patanjali, Bhagavad Gita e alguns temas de Vedanta que nos conduzem ao autoconhecimento;

  • estudo sobre a origem e definição do Yoga;

  • estudo dos corpos e chakras;

  • estudo de técnicas auxiliares: limpezas do Yoga (shatkarmanis), mauna (silêncio) e jejum;

  • sânscrito - como pronunciar os mantras e termos do Yoga corretamente;

  • os principais mantras - como cantar;

  • tipos de Yoga, ramos do Yoga e os gurus;

  • como entrar para o mercado de trabalho do Yoga;



2. Duração do curso.



Um bom curso de Formação em Yoga deve possuir um tempo que seja suficiente para que os alunos possam assimilar os conteúdos dados. Os cursos curtos, com duração de poucos meses, não conseguem transmitir todo o conteúdo necessário para uma boa formação. Nosso curso possui 10 módulos ao vivo transmitidos pelo Zoom além de conteúdo em vídeo aulas, áudios e materiais complementares que ficam disponíveis na área do aluno da escola.


3. Formato do curso.



Na Formação em Yoga online, é fundamental que pelo menos 50% do curso seja ministrado ao vivo, para que o aluno possa interagir com os outros alunos e professores e tirar suas dúvidas em tempo real.



Veja também se o curso escolhido disponibiliza conteúdos complementares e se grava as aulas que são ministradas ao vivo.


Nosso curso possui uma área do aluno com 10 módulos. Após cada módulo que é ministrado ao vivo, o aluno ganha o acesso ao módulo no site. Por exemplo, após a aula ao vivo no módulo 1, o aluno terá acesso liberado ao módulo 1 do site. E assim por diante.




Cada módulo possui conteúdos importantes e que complementam as aulas ministradas ao vivo com vídeo-aulas, pdfs de materiais complementares e a atividade para casa, áudios de mantras cantados de forma correta (como é cantado tradicionamente nos ashrams na Índia).



Além disso os alunos recebem o acesso à dezenas de aulas de Yoga completas, para praticarem em casa quantas vezes quiserem. As aulas são ministradas pelos professores coordenadores do curso, que possuem 15 anos de experiência lecionando Yoga à diferentes tipos de alunos.



Existe ainda, uma página especial na área do aluno, com vídeos dos asanas (posturas de Yoga), onde a professora Ju alinha o professor Victor, ou ele alinha a professora. Esses vídeos ensinam como os alunos devem alinhar os seus futuros alunos durante as aulas de Yoga.



As aulas que são ministradas ao vivo pelo Zoom, ficam gravadas na àrea do aluno no site, para que os alunos que não puderem assistir ao vivo, possam assistir as gravações.






3. Professores do curso.


Verifique se seus professores possuem a formação de pelo menos 500h e no mínimo 10 anos de experiência. Observe também se os professores do curso estudam atualmente, se possuem uma rotina de práticas pessoais e se eles realmente vivem o Yoga. Muitos professores ensinam o que não vivem e desta forma não conseguem transmitir o essencial aos seus alunos. Geralmente um currículo de cada professor é apresentado nos sites das escolas mais renomadas. Outro ponto importante é a medotologia e didática dos professores. Para ter certeza de que eles sabem ensinar, procure assistir vídeos da escola escolhida por você. Assim você poderá avaliar corretamente. Nossos professores estudaram no Brasil e na Índia, possuiem 15 anos de experiência ministrando aulas de Yoga e cursos. Professores Juliana e Victor


4. Observe os alunos formados na escola.


Quando estiver escolhendo um curso, peça para ver alguns depoimentos de alunos formados na escola. Veja também, se os alunos estão dando aulas de Yoga e se alguns abriram suas escolas de Yoga. É uma ótima forma de ter certeza de que a sua escolha está correta.

Vários vídeos com depoimentos de alunos no site.



Um dos lindos depoimentos que recebemos por escrito, do aluno Liandro da turma Shakti.

Centenas de depoimentos estão disponíveis nos destaques do nosso Instagram.

Cada depoimento mostra um pouco do sentimento dos alunos ao realizarem nossas Formações.






5. Material


Veja se o curso oferece material didático. Um bom curso de Formação em Yoga oferece apostilas das técnicas e teoria que são ensinadas no curso, para que o aluno possa consultar e estudar com mais facilidade. Nosso curso oferece camiseta da escola e três apostilas impressas que são enviadas para a casa do aluno sem custo adicional, no Brasil todo. Os alunos de Portugal recebem as apostilas em pdf.



6. Valores e formas de pagamento.


Desconfie de cursos com valores muito abaixo do mercado. Nosso curso oferece preço justo e várias formas de pagamento como: cartão, boleto e pix.



7. Certificação

Observe se o curso escolhido é registrado no Yoga Alliance USA. Este é o principal órgão que certifica os cursos de Formação em Yoga e auxilia as escolas e professores de Yoga do mundo todo. Existem outros órgãos de Yoga, mas o mais renomado, com reconhecimento internacional e um incrível suporte aos seus membros, é sem dúvida o Yoga Alliance USA.

Ao se formar, o aluno recebe um certificado com o selo do Yoga Alliance USA.


8. Linhagem dos professores


Um professor tradicional é aquele que pertence a uma linhagem tradicional de mestres. Yoga é um estilo de vida onde faz parte o que é chamado guru-shishya-parampara, ou seja, a tradição professor-aluno. Isso quer dizer que professores auto-didatas ou que não pertençam a uma linhagem de professores, não são considerados tradicionais.

Veja se seu professor pertence a uma linhagem tradicional. Pertencer a uma linhagem é uma forma de manter a sabedoria do Yoga sendo transmitida da forma original, sem interpretações pessoais das escrituras e das técnicas.

Nossos professores pertencem à linhagem tradicional de Shankaracarya através do mestre Paramahansa Yogananda.

Estudar com professores que não pertencem a uma linhagem é um grande risco pois você pode estar aprendendo invenções e criações modernas, que fogem completamente do Yoga original e podem ser prejudiciais a longo prazo.


Sem dúvida, você irá adquirir habilidades nas técnicas de Yoga, mas o curso oferece muito mais conteúdo do que apenas as técnicas de Yoga.

Nós oferecemos a Formação em Yoga há quatro anos e formamos centenas de professores que ensinam Yoga no Brasil e em outras partes do mundo.


A nova turma de Formação em Yoga online está com inscrições abertas e terá início no dia 3 de setembro de 2022.

Inscrevendo-se agora você receberá o e-book 'Manual do Yoga - série para harmonizar os sete chakras' e um super bônus: O curso de Introdução à Bhagavad Gita com 10 vídeo aulas. Aproveite as inscrições sem taxa de matrícula e sem taxa de material!




Mais informações: https://www.yogapranava.com/ocursoonline ou pelo whatsapp: (19) 99728-7678 com a professora assistente Giovanna Cristofóli.


Todas e todos são bem vindos!

Hari Om!


Equipe Pranava - Centro de Estudos de Yoga e Vedanta





106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
vetor do zap.png
bottom of page