top of page
Buscar
  • Foto do escritorPranava

A atitude correta


Guruji Paramahansa Yogananda



Ninguém pode desenvolver uma atitude correta a menos que entenda os princípios. Sempre que você realiza uma ação, no momento em que a realiza, ela se torna parte do universo. Ela deixa as suas mãos. E uma vez que o karma se torna parte do universo, todas as leis universais agem sobre as ações. Isso ocorre porque tudo na criação é controlado pelas leis do universo.

O Karma (a ação) é processado pelas leis universais, se torna Phalam (fruto da ação), e é devolvido para mim. Todas as leis são ferramentas para manter a harmonia da criação.

Quando você conhece esse fato e se lembra dele, todo karma se torna uma oferenda ao Senhor, Īśvara Arpaṇaṃ. Para um yogi, toda ação é Īśvara Arpaṇaṃ. Quando eu executo as ações e recebo o karma processado na forma de Phalam (fruto da ação), não o chamo de Karma Phalam (fruto da ação), mas de Īśvara Prasāda (uma benção divina). Porque o que vem de Deus é um Prasāda (uma benção, uma oferenda vinda de Deus), portanto sagrado, não pode ser rejeitado ou criticado, mas sim recebido com um sentimento de realização.

Enquanto ajo e enquanto recebo o resultado, isso é chamado Yoga. Quando tenho isso, eu desfruto de uma mente equânime, ‘samatvam Yoga ucyate’(a atitude de equilíbrio é chamada Yoga), porque estou entusiasmado em cada ação. Não há trabalho com tédio, porque cada ação é uma oferta ao Senhor. Consequentemente eu amo tudo o que faço, e aceito todas as experiências na vida porque são Īśvara Prasāda que me levarão a Samatvam, essa atitude de equilíbrio.

Isso leva a um crescimento espiritual. Isso é chamado citta śuddhi. Eu posso entender que todos os meus problemas na vida não são causados pelo mundo, mas são causados pela minha forma errada de lidar com o mundo. Neste processo de autoconhecimento, eu aprendo que eu sou o problema e eu sou a solução na minha vida.


Texto: Prof Ju Matos.

Pranava - Centro de Estudos de Yoga e Vedanta

114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page